Páginas

sábado, 28 de junho de 2014

Iron Brasil

Realizado na Ilha da Magia, Florianópolis – SC, desafia os atletas a percorrerem 3,8 km de natação, 180,2 km de bike e 42,2 km de corrida, totalizando 226,2 km. A etapa brasileira do IRONMAN é concorrida desde a sua inscrição, aproximadamente 2000 vagas esgotaram-se em apenas 17 minutos, isto porque o preço é muito convidativo, “apenas” U$ 750. Atletas  de todo os cantos do mundo se inscrevem para tentar a sorte da tão sonhada vaga para o IRONMAN World Championships que será realizada no dia 11 de outubro em Kailua-Kona, Hawaii – USA.

Neste ano três atletas do PMFC participaram do evento:

Adriano Buragas, categoria M4044, completou a prova em 10:24:14h. Esta é a segunda prova que este atleta participa e termina com grande êxito e abaixando em 25 minutos o tempo em relação à primeira.

Ivan Ramiro Zaragoza, categoria M3034, completou sua primeira prova em 11:30:18h. Na primeira prova destas distâncias sempre fica aquela agonia em terminar e se tornar um IRONMAN e o Ivan consegui com méritos.

Paulo Vitor Pitton, categoria M5559, completou a prova em 10:17:44h em primeiro lugar e subindo ao lugar mais alto do podium.  Esta é a sétima prova, seis em Floripa e uma em Cozumel-MX , que este atleta participa e termina com grande e merecidíssimo êxito. Por duas vezes, 2012/13 ficou em segundo lugar e não conseguiu a tão sonhada vaga para o campeonato mundial, mas este ano qualificou-se para o IRONMAN World Championships.

                                                 IRONMAN BRASIL 2014
A prova, por Pitton:

Acordar de madrugada já é rotina na vida de um triathleta de longa distância, ir para a linha de largada, acontece de vez em quando, livrar-se do frio na barriga é impossível.  Estava fazendo muito frio, porém a água estava com uma temperatura agradável. Inicialmente fiquei preocupado com o tempo na natação, mas depois me informaram que o percurso estava maior que o prescrito, no GPS acusou 4,44km, ou seja 640 m a mais que o normal. Igual para todos os competidores, então bola pra frente. 




Na bike, tudo correu muito bem, fechei a modalidade com 5:13h. Até o vento caprichou na medida e não atrapalhou muito




Na transição da bike para a corrida dei uma olhada no relógio e vi que seria impossível fazer um tempo sub 10h, sonho de todo IRONMAN, mas tinha uma maratona ainda pela frente, não podia me abater e ficar lamentando, soquei a bota, e durante toda a prova me senti bem.

Entre os km 6 e 7 cruzei com um dos principais concorrentes, marquei a distancia no relógio e quando fiz o retorno constatei que estava 1600m na minha frente. No km 17 fiz a mesma marcação e a distância caiu para apenas 800m. Mantive o ritmo e na próxima passagem, aproximadamente no km 28, a distância estava igual, o atleta tinha aumentado o ritmo, não me abati e continuei fazendo o melhor para a altura do campeonato. No km 36 aproximadamente vi meu concorrente mancando, subiu um frio pela espinha, arrepiou os pelos dos braços e pensei , é agora ou nunca, passei por ele, indaguei sobre o ocorrido, lesão no joelho disse-me ele, desejei-lhe boa sorte e continuei no meu ritmo, afinal faltavam apenas 6 km. Pensei comigo mesmo, este ano só diminuo o ritmo se não aguentar, nunca mais farei isso novamente, relembrando o ocorrido no ano passado.  



Cruzei o pórtico com 10:17:44h, novo recorde.

Treinos:

Iniciei os treinos específicos no dia 02 de janeiro e ao todo foram acumulados 183,3 km de natação, 6806,3 km de bike e 981,8 km de corrida, totalizando 7971,4 km. Nesta fase, além de cumprir uma planilha monstruosa, temos que nos privar de muitas coisas, tais como: família, amigos, festas, certos tipos de comida, dormir e acordar cedo, ou melhor, de madrugada, faça frio ou não, esteja chovendo ou não e encarar, não é uma prova para quem não tiver esta disposição. Por outro lado, se você não tiver o apoio da família, desista, será praticamente impossível obter algum resultado.

O Bom de tudo isso é que podemos comer muito, mastiga-se o dia todo, afinal são quase 5000 calorias por dia, mas também tem suas consequências, depois da prova tem que fechar a boca, senão... ki fome.



Não deu nem pra respirar e já tenho que iniciar os treinamentos para o IRON do Hawaii, a planilha já esta pronta... 

 “A VONTADE DE SE PREPARAR TEM QUE SER MAIOR DO QUE A VONTADE DE VENCER. VENCER SERÁ A CONSEQUÊNCIA DA BOA PREPARAÇÃO”


NUNCA É TARDE PRA COMEÇAR... FÉ, FOCO, FACA nos DENTES, SANGUE NO ZÓIO e BORA TREINAR TUDO DE NOVO.


Nenhum comentário: